segunda-feira, 10 de junho de 2013

Destinos que não exigem visto de turistas brasileiros .

 Achei esse post em um blog muito interessante e gostaria de dividir com vocês

A burocracia envolvendo a obtenção de vistos geralmente é uma pentelhação.

A mais famosa é para conseguir um visto para os EUA, com exigências que comprovem seu vínculo com o país, como trabalho, imóvel, estar cursando uma faculdade, entre várias outras papeladas para apresentar no consulado, além de algumas taxas salgadas.

Mesmo quando as exigências não são tão rigorosas, ainda assim pode ser uma dor de cabeça ter de comparecer pessoalmente a consulados, contratar despachantes ou fazer isto através de agências de turismo. Isto sem contarmos o tempo perdido, em alguns casos de meses, para preparar toda a documentação e aguardar a chegada do visto.

Só um exemplo: quando fui convidado pelo governo de Taiwan para cobrir as festividades da independência do país, com todas as despesas pagas, com carta-convite e com programação que incluía encontro com o presidente de Taiwan, ainda assim exigiram documentos que eu não tinha como providenciar, pois não residia mais no Brasil e estava solicitando o visto via consulado de Buenos Aires.
No final, deu tudo certo, depois de duas ou três idas ao consulado.

A boa notícia é que para muitos países ao redor do mundo, os trâmites para nós brasileiros são muito simples. Muitos destinos não exigem visto. Às vezes, mesmo quando há necessidade de visto, em alguns casos é possível obtê-lo sem muitas dificuldades diretamente ao desembarcar no país.
Os mãos de vaca comemoram!

Vale ficar atento para a exigências específicas para cada país, pois mesmo quando não é preciso o visto, para muitos destinos você deverá estar preparado para apresentar comprovantes de hotéis, cartões de crédito ou outras provas de fundos, passagem de volta, seguro viagem e até o itinerário da viagem.

Mas tudo dependerá do destino, do bom humor do oficial de imigração e também da sua cara e de como você está vestido. Se desconfiarem de você, então lascou!

América Latina

Viajar por países do Mercosul não poderia ser mais tranquilo, inclusive, não é necessário sequer ter um passaporte (desde que sua identidade tenha sido expedida há menos de 10 anos).
Após residir e ter entrado uma dezena de vezes em Buenos Aires, nunca tivemos problema algum na imigração e nunca nos solicitaram nada além de um documento de identidade. Inclusive, brasileiros têm direito de residirem em qualquer país do Mercosul, basta solicitar a residência nos órgãos competentes.

Habitualmente, a permanência máxima como turista é por 90 dias, mas este período pode ser menor para certos destinos. Alguns países da América Latina exigem também certas vacinas, como de febre amarela, e também podem cobrar uma taxa.

Até recentemente, era necessário visto para o México, mas esta exigência caiu.

Países que não exigem visto
Antilhas Holandesas
Antígua e Barbuda
Argentina
Bahamas
Barbados
Belize
Bolívia
Chile
Costa Rica
Dominica
El Salvador
Equador
Guatemala
Guiana
Haiti
Honduras
Jamaica
México
Nicarágua
Panamá
Paraguai
Peru
República Dominicana
Suriname
Trindade e Tobago
Uruguai
Venezuela
Europa

Em boa parte da Europa, brasileiros podem entrar sem nenhum tipo de visto, desde que tragam comprovantes de hotel (ou carta-convite) e que tenham dinheiro o suficiente para custear a viagem (o valor pode variar de acordo com o país), seguro-viagem e passagem de volta. Alguns poucos países podem cobrar uma taxa no aeroporto.
Muitas vezes, o oficial da imigração não pedirá nada além do passaporte.
Para os que entram via aeroporto de Barajas em Madri, há um certo temor, pois existe um histórico de deportação de turistas brasileiros. Basta ficar calmo e trazer toda a documentação necessária. O percentual de casos problemáticos é pequeno, então não há razão para se desesperar.

Países que não exigem visto
Alemanha
Andorra
Áustria
Bélgica
Bósnia Hezergovina
Bulgária
Croácia
Dinamarca
Escócia
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Inglaterra
Irlanda
Irlanda do Norte
Islândia
Itália
Liechtenstein
Letônia
Lituânia
Luxemburgo
Macedônia
Mônaco
Noruega
País de Gales
Polônia
Portugal
República Tcheca
Romênia
Rússia
San Marino
Suécia
Suíça
Turquia
Ucrânia
Vaticano

África

Várias das nações africanas exigem vistos de brasileiros, com algumas taxas bastante absurdas para os trâmites.
Mesmo aquelas que não requerem visto, podem solicitar algumas vacinas.

Alguns países que não exigem visto
África do Sul
Marrocos
Tunísia

Ásia

Vários dos países asiáticos também exigem vistos de brasileiros, com algumas taxas impressionantes. Para certos destinos, você precisa de carta-convite, ou que o intinerário seja realizado por uma agência de turismo.
Vacinação contra febre amarela também pode ser necessária, dependendo do país.

Vale lembrar que, por causa da eterna situação delicada entre Israel e alguns países da comunidade árabe, ter no passaporte carimbo israelense pode significar problemas, ou até impedimento para entrar em certos destinos.

Alguns países que não exigem visto
Cingapura
Coréia do Sul
Filipinas
Israel
Laos
Malásia
Tailândia

Oceania

A Nova Zelândia não requer visto para brasileiros a turismo, desde que comprove ter hospedagem, fundos e passagem de volta.
Para a Papua Nova Guiné, é possível obter visto na entrada do país, trazendo consigo certificado de vacinação contra febre amarela.

Se você está planejando uma viagem e deseja conferir quais são as exigências de seu destino, confira o link abaixo
http://www.mundodosvistos.com.br/paises-que-precisa-de-visto/

É evidente que esta listagem não esgota todos os países possíveis sem visto para brasileiros, mas aqui estão alguns dos mais relevantes para os turistas.

Fonte: http://www.maosdevaca.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...