terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Morro de São Paulo- Bahia - Parte 1

e aí?????

Bom a pedido de dois amigos queridos , vou relatar um pouco da minha passagem por Morro de São Paulo , estive por lá no início do mês passado , a convite da minha amiga Jae Hillman fui passar uns dias com ela em sua casa  em Salvador e aí surgiu a ideia, que tal uma passadinha por Morro? Onde fica Morro ? qual é sua história ?
    Martim  Afonso de Sousa, ao desembarcar em 1531, batizou esta ilha de Tynharéa, que o sotaque baiano logo transformou em Ilha de Tinharé.
    A Ilha de Tinharé se situa ao norte do arquipélago da Baía de Camamu, baixo sul da Bahia, região conhecida como Tabuleiro Valenciano ou ainda Costa do Dendê. Devido à sua privilegiada localização geográfica, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratarias durante o período colonial.
    Sob a jurisdição da capitania de São Jorge dos Ilhéus, Jorge de Figueiredo Correa recebeu a propriedade de D.João III, e designou Francisco Romero para a colonização das terras. Os constantes ataques dos índios aymorés e tupiniquins à população continental da região favoreceram a rápida povoação das ilhas, e em 1535 nascia no norte da ilha a vila Morro de São Paulo.
    Morro de São Paulo protegia a chamada "barra falsa da Baía de Todos os Santos",entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra);e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.
  E lá fomos nós , prontamente a irmã da Jae se prontificou de nos levar para pegar a catamarã saímos bem cedinho a  maneira mais fácil é embarcar no ferry ou catamarã localizado em frente ao Mercado Modelo em Salvador  para Morro de São Paulo. O preço é R$ 75  e demora cerca de duas horas e trinta minutos . É aconselhado se previnir com comprimidos para enjôo, porque o trajeto é através de mar aberto. Os bilhetes podem ser comprados no edifício do terminal de barcos, se você costuma enjoar nem se atreva a encarar esse trajeto, eu e a Jae encaramos pq não costumamos enjoar porem o cheiro de vômito nos incomodou bastante .

Eu na entrada de Morro

   Enfim chegamos bem , como era alta temporada os preços de hospedagem  estavam daquele jeito , então convenci a Jae a encarar um Hostel , eu estou acostumada e até prefiro esse tipo de hospedagem , acho legal, jovial e vc sempre faz amizades com gente do mundo todo e ainda economiza uma grana  mas isso não é muito a cara da Jae  rsrsr , até que ela curtiu , fiquei feliz com isso, ficamos na rede Che Lagartos  , assim que chegamos fomos procurar um lugar para almoçar ainda eram 11:00 e nós estávamos famintas pois tomamos café da manhã muito cedo , logo apos o almoço fomos dar uma voltinha e aí me bateu um arrependimento enorme d não ter levado minha preta (câmera) , o jeito era usar o celular




Jae colhendo Carambolas no Hostel
  
As principais praias do Morro de São Paulo estão localizadas ao sul e têm o nome de: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia que também é conhecida como Praia do Encanto. Todas essas praias, com suas conhecidas águas mornas e transparentes, nos proporcionam o "verdadeiro banho de mar", e nos permitem uma conexão total com a natureza.

A Quarta e a Quinta Praia, são praias praticamente desertas, são verdadeiros oásis do sossego. A Segunda Praia é conhecida pela sua badalação e agito, tanto durante o dia como à noite.

Ao lado norte da vila de Morro de São Paulo há também a Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e a Praia da Gamboa. Estas praias são mais conhecidas pelos moradores, são pouco freqüentadas pelos turistas.

Primeira Praia
A Primeira Praia é a mais próxima da vila. Nela foram construídas as primeiras casas de veraneio. É a praia mais freqüentada pelos moradores. Nela há algumas barracas onde é servido culinária típica baiana, e é na Primeira Praia de Morro de São Paulo também que está a maior tiroleza do Brasil, onde os turistas costumam aproveitar a aventura e curtir a paisagem do lugar.

 Segunda Praia

A Segunda Praia é a praia mais agitada e também a mais badalada da ilha . Nela está o agito todo do Morro de São Paulo. Existe vários  de bares e restaurantes , e é aqui onde é divulgada toda a programação noturna.  À noite possui uma diversidade de barracas de artesanato e de bebidas típicas como "caipifrutas", e é aqui que acontece o "luau",regado de muita música .



Terceira Praia 

A Terceira Praia de Morro de São Paulo possui um grande complexo de pousadas e restaurantes, e é dela que partem os passeios de barco oferecidos pelas agências locais. A faixa da praia fica bastante estreita no caso de maré alta.


 Quarta Praia
A Quarta Praia de Morro de São Paulo é conhecida por suas águas calmas, mornas e cristalinas. Pela vasta presença dos típicos coqueiros da região e pela sua extensão de mais de quatro quilômetros de paz e tranquilidade que nos proporcionam uma caminhada inesquecível a beira mar, não tirei foto , que peninha ...

Quinta Praia 
A Quinta Praia fica situada a seis quilômetros da vila, e é a mais bem preservada da ilha. São dois quilômetros de areia fina e branca, águas transparentes e mornas onde encontramos manguezais e podemos ter contato com a Mata Atlântica. Uma imensa barreira de corais dá forma a várias piscinas naturais, onde podemos mergulhar e observar a vida marinha nesse paraíso ecológico que é a Quinta Praia ou também chamado de Praia do Encanto de Morro de São Paulo.

continua...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...